quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tipos de Plantas


Árvores
Tipos de plantas segundo o tamanho: Árvores
Nos encontramos com plantas de tronco lenhoso que ramificam a certa altura do solo. Normalmente ao referirmos a árvores, o fazemos referindo-nos a plantas de uma altura superior aos 5 metros.

As árvores têm dois tipos de crescimento: Monopodial (o seu crescimento parte de um talo principal vertical de onde crescem ramos laterais subordinadas de este, de uma grossura menor) e Simpodial (os ramos derivados se desenvolvem na gema). As árvores são plantas longevas, como demonstram as diversas espécies capazes de viver vários séculos
Arbustos
Tipos de plantas segundo o tamanho: Arbustos
Outro tipo de planta segundo o seu tamanho é o arbusto. Planta lenhosa perene, se diferencia das árvores pelas suas múltiplas raízes e menor altura. Normalmente os arbustos não superam os 3 metros de altura. Os arbustos não ramificam desde o mesmo tronco, mas sim desde da mesma base
Há que ter presente que não é o mesmo um arbusto que um mato. Apesar de normalmente serem confundidos não possuem o mesmo tipo de planta. Um exemplo de plantas lenhosas se confunde com arbustos como o tomilho ou a lavanda..

Matos
Tipos de plantas segundo o tamanho: Matos
Também são chamados por “sub-arbustos”. Apesar deste tipo de plantas possuam um talo lenhoso tal como os arbustos, a sua altura é muito inferior. Este tipo de plantas não costuma ultrapassar o metro de altura.
Ervas
Tipos de plantas segundo o tamanho: Ervas
Por último encontramos as ervas. São as plantas mais pequenas, apenas sobressaindo poucos centímetros do solo. Para além do seu pequeno tamanho, também têm uma curta vida. A sua adaptação ao clima é muito superior ao das outras plantas acima referidas, razão pela qual são as mais difundidas por todo o planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário